Mais de 200 empresas interessadas em participar do programa Mãos à Obra

Iniciativa visa garantir serviços de manutenção e preservação dos prédios da rede estadual nos 217 municípios.

4/08/2025

A Maranhão Parcerias (Mapa) recebeu 208 empresas com a intenção de participar do Programa de Manutenção Estadual da Rede do Maranhão (Mãos à Obra), capitaneado pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), cujo credenciamento é feito por meio da Mapa. A iniciativa tem como objetivo garantir que os serviços de manutenção e preservação dos prédios públicos nos 217 municípios sejam executados com maior rapidez.

Com cerca de 3.500 prédios pertencentes à rede estadual, o programa assegura oportunidade de negócios para micro empreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno e grande porte em todo o Maranhão, economicidade à gestão estadual, inclusão, além da geração de emprego e renda.

Das 208 inscrições protocoladas com a intenção de se credenciar, 92 já foram analisadas e estão habilitadas, superando a meta prevista. As listas com as empresas aprovadas estão sendo divulgadas em lotes no Diário Oficial e no site da Mapa.

Para o presidente da Maranhão Parcerias, Cassiano Pereira Júnior, o número expressivo de interessados demonstra o acerto do modelo proposto pela Segov e Mapa, possibilitando que empresas de tamanhos diversos, com diferentes especializações, pudessem manifestar o interesse em contribuir para o desenvolvimento do estado.

“É motivo de alegria saber da alta procura de empresas querendo participar do Mãos à Obra, mais um importante programa lançado pelo governo Carlos Brandão. A iniciativa tem um papel muito importante dentro do desenvolvimento socioeconômico do Maranhão, isso porque possui ênfase social, além de incentivar a participação de empresas de todos os municípios, impulsionando a economia local, abrindo mais postos de emprego e gerando renda na capital e no interior”, afirmou.

Já o secretário de Estado de Governo, Márcio Machado destacou a importância social do programa. "O Mãos à Obra foi criado pelo governador Carlos Brandão no âmbito da Secretaria de Estado de Governo (Segov), em parceria com a Mapa, com o intuito de fomentar a inclusão da utilização de serviços de empresa individuais, micro e pequenas empresas, facilitar a contratação e agilidade ao atendimento das demandas e garantir a manutenção dos prédios da rede estadual do Maranhão. Mas além disso, há um aspecto muito importante: O efetivo das empresas contratadas deve ter, preferencialmente, um percentual de 51 % de mulheres, sendo obrigatória a contratação de 10% de mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade. Isso é inclusão e responsabilidade, marcas desta gestão do Governo do Estado, que tem atraído muitas empresas para participarem desse exitoso programa”, ressaltou.

Além do teor social, para garantir maior rapidez na execução dos trabalhos, outra medida do Mãos à Obra é a chamada regionalização, ou seja, a empresa escolhida para atender à solicitação de determinado órgão estadual será preferencialmente a que está situada na mesma região. Essa é uma forma de fomentar o comércio local de matéria-prima, além de gerar emprego e renda, fazendo o dinheiro circular dentro daquela localidade.