Com entrega do Restaurante Popular de nº 200, governo do Estado fortalece a maior rede pública da América Latina

“Com esta entrega, agora teremos mais facilidade para almoçar, além de ser muito importante para as pessoas que vêm do interior e para quem mora nos bairros próximos também. Uma obra que vai melhorar a vida de muita gente”, comemora Maria José Nogueira Santos, de 61 anos, ao celebrar a inauguração do Restaurante Popular de número 200, realizada pelo Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado de Governo (Segov) e de Desenvolvimento Social (Sedes).
Localizado na Rua Arimatéia Cisne, no bairro Monte Castelo, em São Luís, o equipamento estadual vai garantir refeições de qualidade a preços acessíveis para a população da região do entorno do Hospital do Câncer Aldenora Bello. Dessa forma, a unidade irá beneficiar centenas de familiares de pacientes oncológicos do interior do estado, que vêm fazer tratamento na capital maranhense.
Além dos benefícios, a nova unidade é um marco simbólico e importante para o Maranhão: faz do estado o detentor da maior rede pública de restaurantes populares da América Latina.
“No Governo do Estado, temos muitas missões importantes. E uma delas acaba de ser fortalecida, que é garantir a segurança alimentar das famílias maranhenses. Com este Restaurante Popular de número 200, um marco para a história do Maranhão no combate à fome, garantimos dignidade e oportunidade para a população, além de atuarmos fortemente na redução do número de pessoas que estão em extrema pobreza”, destaca o secretário de Governo, Márcio Machado.
As refeições são vendidas pelo valor de R$ 1,00 (almoço e jantar, cada) e R$ 0,50 (café da manhã). A capacidade diária da nova unidade é de 250 cafés da manhã, 500 almoços e 250 jantares, sempre de segunda a sábado.
Com a entrega, São Luís alcança o número de 16 restaurantes populares. No total, a Grande Ilha tem mais de 20 unidades, com espaços também em São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Em todo o Maranhão, são 200 unidades em 177 municípios — dessas, 198 são Restaurantes Populares e duas, Cozinhas Comunitárias.
A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Maranhão em expandir o programa a todos os municípios do estado. “Receber este restaurante de uma gestão que se preocupa com a população é um orgulho muito grande”, agradece o aposentado Rômulo Waldemar, de 80 anos.